Casa 12Volts - Sede da ONG Verde

A evolução é um processo natural e a energia elétrica limpa é fator de sustentabilidade

Central Verde em Itabirito, MG

A ONG Verde implantou, em maio de 2013, em Itabirito/MG, a versão original da Casa 12Volts: a 1ª Central Popular de Pesquisas e Usos de Energias Limpas e Renováveis de Minas Gerais, cuja proposta inicial era a de constituir um espaço articulado entre o conhecimento, a formação, a difusão e a produção de energias limpas e renováveis. Tudo isso a partir do diálogo com diversas áreas da educação, da cultura, da política, da economia, dentre outras.

1ª Casa 12Volts de Minas Gerais - OffGrid Quadrivolt - Pesquisas e Usos de Energias Solar e Eólica em CC (corrente contínua), sem conversão para CA (corrente alternada da CEMIG)

Central Verde - Sede ONG Verde

A nova sede da ONG Verde, em São Sebastião dos Cabrestos, Vargem Bonita, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. A experiência evoluiu para uma casa com energia elétrica sustentável e que alimenta outros projetos da ONG Verde com luz de qualidade, como por exemplo, a Sala Verde e a Horta Solaris, capacitados para ligar luzes, wi-fi, computadores e smart tv; para acionar irrigação e iluminar áreas externa e interna da horta; além de suprir as necessidades da própria Casa 12Volts, como funcionar geladeira, recarregar celulares, tablets, notebooks, ligar equipamento de som etc. 

Conheça o funcionamento da ONG Verde

Organograma

A ONG Verde é o lugar da troca e da experimentação de conhecimentos sobre meio-ambiente, energias limpas e renováveis e as suas aplicações na sociedade.

É o lugar da popularização dessas energias na medida em que oferece as condições para que a população compreenda seu  funcionamento e uso, além de desenvolver a capacidade do cidadão de participar do processo de diversificação do sistema energético brasileiro, com a inclusão em sua matriz das fontes renováveis solar e eólica, enquanto política pública de estado, possibilitando a cada pessoa possuir e realizar a gestão do módulo de energia individual e exclusivo para a sua casa ou comércio.

Casa 12Volts é lugar de educação e pesquisas

Central Verde

O meio ambiente é o ponto de partida da ONG Verde para conduzir esse processo.

A partir da Casa 12Volts assumimos o compromisso de promover e de incentivar a pesquisa e o uso de energias limpas e renováveis, com projetos, prioritariamente, voltados à população, pois as condições para que o empresariado desenvolva projetos de fabricação, uso e instalação de unidades geradoras de energias limpas já são proporcionadas pelos governos.

Desenvolver conhecimentos

Equipamentos e Acessórios

Esse é o caso de Minas Gerais! 

O governo mineiro pensando em se consolidar como centro de referência na produção de energia limpa no país, publica o Decreto nº 46296, de 14/08/2013, que incentiva à produção e uso de energia renovável, fornecendo incentivos fiscais e financeiros para as empresas fabricantes de produtos e acessórios para energias alternastivas que se instalarem em Minas Gerais.

Educação e cultura com energias limpas

Central Verde

A Casa 12Volts promove encontros, palestras, oficinas e desenvolve projetos reunindo diversas temáticas com o conhecimento das energias limpas e renováveis e suas diversas aplicações.

O funcionamento da Casa 12Volts, aberta à visitação e a participação do público, gratuitamente, possibilita o conhecimento prático do uso dessas energias com equipamentos que funcionam com 5, 12, 19 e 24 volts, em corrente contínua proveniente de baterias estacionárias. 

Ou seja, todos os eletroeletrônicos, e iluminação na Casa 12Volts funcionam com energia solar, energia eólica e esforço físico.

Bibliotecas física e virtual

Biblioteca Central Verde

A Casa 12Volts é quadrivolt: usa 5 volts (celulares, tablets), 12 volts (lâmpadas LED, wifi, aparelho de som, bomba de água), 19 volts (all-in-one, smart tv, notebooks) e 24 volts (geladeira, freezer). Assim, é lugar para o debate, para reflexões, para o uso e as experiências com energias limpas e renováveis com eficiência energética.

Os interessados em conhecer a ONG Verde e Casa 12Volts podem agendar visitas através do e-mail abaixo ou pelo Formulário de Contato do site

@ongverde.org