ONG Verde apresenta a primeira Casa 12Volts ou quadrivolts do Brasil

Funciona com 5, 12, 19 e 24 volts 

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
A sede da ONG Verde tem a primeira Casa 12Volts ou quadrivolts do Brasil. É um projeto elétrico que funciona em OFF-GRID (desconectada da rede elétrica) apenas com corrente contínua (CC) e sem conversão para corrente alternada (CA).

Todos os equipamentos eletroeletrônicos usados na Casa 12Volts são alimentados por corrente contínua, alguns diretamente das baterias e outros com uso de fontes para elevar ou diminuir a tensão.

Didática ambiental

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
O que é Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua (CC)?

Em uma explicação bem simples, sem entrar em termos técnicos, corrente alternada é aquela encontrada nas tomadas de eletricidade das casas ou empresas e que quase todas as pessoas têm medo de tomar choque elétrico.

A corrente contínua é a forma de energia elétrica encontrada nas pilhas e baterias, seja de rádios portáteis, lanternas, relógios ou veículos automotores, e que não oferece riscos de choque elétrico.

Fontes conversoras externas

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Como é possível uma casa funcionar sem energia elétrica de concessionárias?

As energias alternativas e infinitas do sol e do vento permitem esse diferencial. Aerogeradores* e painéis fotovoltaicos** transformam a força dos ventos e a luminosidade do sol em energia elétrica.

Estamos na era da nanotecnologia! Os componentes eletrônicos estão cada vez menores e em escala atômica e molecular. Hoje, praticamente, todos os equipamentos eletroeletrônicos, com exceção dos produtos que ainda dependem de motores, utilizam a corrente contínua. Mas, é importante salientar que o mercado já oferece motores eficientes em corrente contínua.

Até as máquinas de lavar roupas mais modernas têm programação digital, realizadas com componentes em corrente contínua. Apenas o motor ainda usa a corrente alternada.

Como identificar se um equipamento funciona em corrente contínua?

Poucas pessoas sabem, mas a maioria dos eletroeletrônicos funciona com corrente contínua. A corrente alternada das tomadas é convertida em contínua através das fontes, sejam internas ou externas.

Mas, para funcionar diretamente em corrente contínua, todos os equipamentos devem ser alimentados, exclusivamente, com as fontes conversoras externas - veja a imagem com os exemplos mais comuns.

Fontes conversoras são aquelas caixinhas que são conectadas nas tomadas das casas e escritórios e ligadas nos equipamentos, geralmente com plugues USB (mini USB em celulares e tablets) ou plugues redondos, no caso dos notebookssmart TVs e computadores all-in-one.

Energias eólica e solar

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Hoje, na Casa 12Volts ou quadrivolts são usadas quatro baterias estacionárias*** de 12 volts. As baterias formam duas redes básicas de corrente contínua: duas baterias são ligadas em série para somar as alimentações e formar os 24 volts, enquanto outras duas são ligadas em paralelo para manter os 12 volts e somar a capacidade de carga.

Duas placas fotovoltaicas de 250 watts captam a luz solar para alimentar as baterias ligadas em série, 24 volts. Um aerogerador de 500 watts e quatro placas solares de 150 watts mantêm as cargas plenas da rede de 12 volts.

Os 24 volts são usados exclusivamente para alimentar geladeiras e freezers produzidos no Brasil e com motores de corrente contínua.

Os 12 volts são utilizados para alimentar lâmpadas LED e fotocélulas, bombas de água, modem wifi, decodificador de TV satélite, liquidificador, rádio USB com amplificador e até chapinha para cabelo.

Uma fonte redutora adapta os 12 volts para 5 volts para alimentar câmeras de segurança, celulares e tablets. Outras fontes (as mesmas usadas em carros para alimentar notebooks) são ligadas em 12 volts e aumentam essa voltagem para 19 volts para ligar smart TV e recarregar notebooks.

Importante salientar que os notebooks, computadores all-in-one e smart TVs devem ser modernos e de LED, para minimizar o consumo de energia elétrica. Devem possuir fonte de alimentação externa (fonte conversora) pois, muitos aparelhos tem a fonte conversora interna - são ligados direto nas tomadas.

Quais as vantagens do sistema off-grid em CC?

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Não ter conta de luz para pagar todos os meses;

A força dos ventos e o calor e a luminosidade do sol são abundantes e gratuitas;

Não oferecer perigo de choques elétricos em voltagens de até 24 volts;

Os eletroeletrônicos usados em corrente contínua são mais duráveis, apresentam baixo consumo de energia elétrica e, consequentemente, mais eficiência energética;

Usar corrente contínua sem conversão para corrente alternada elimina a compra de conversores CC/CA, diminui a quantidade de painéis fotovoltaicos e o número de baterias estacionárias que são mais onerosas;

Você dimensiona o sistema de acordo com suas necessidades, sem pagar projeto de engenheiro especializado para aprovação de concessionárias, no caso de sistema TIE-GRID (conectado à rede elétrica);

Todos os equipamentos são recicláveis, inclusive as baterias que são aceitas à base de troca ou podem ser vendidas para empresas especializadas em reciclagem;

Estimular a indústria de produtos e equipamentos desenvolvidos exclusivamente para corrente contínua; 

Para o Instituto Verde, usar energias alternativas é uma causa: não contribuir para a construção de mais hidroelétricas e os impactos ambientais, humanos e culturais; apresentar e compartilhar conhecimentos da possibilidade de viver com qualidade de vida, sem depender de concessionárias de energia elétrica.


Visitas monitoradas gratuitas

ONG Verde tem a primeira Casa12Volts ou QUADRIVOLTS do Brasil
Para completar a autonomia energética, o aquecimento de água para os chuveiros, pias da cozinha e dos banheiros e dos tanques usados para higienização de utensílios é realizado através de equipamento solar a vácuo, de última geração, capaz de elevar a temperatura da água a quase cem graus Celsius, mesmo durante os dias mais frios.

A primeira casa quadrivolts  do Brasil foi criada para ser um espaço de educação ambiental e demonstrar que é possível produzir a própria energia elétrica, monitorar a geração, o consumo e, ainda, usá-la pensando em eficiência energética.

Casa 12Volts recebe visitas monitoradas gratuitas para parceiros e público diverso, incluindo escolas públicas municipais, estaduais, escolas técnicas e universidades.

* O aerogerador possui um gerador ou dínamo elétrico integrado ao eixo de um cata-vento para converter a força do vento em energia elétrica

** Painéis fotovoltaicos são produzidos à base de silício (um tipo de areia especial) e utilizados para converter a energia da luz do sol em eletricidade. Hoje, já existem outros elementos químicos usados para produzir esses painéis.

*** Baterias estacionárias, embora a aparência seja igual às usadas em veículos automotores, são especiais para trabalhar com sistemas eólico e solar. Ao contrário das outras, são baterias preparadas para suportar cargas e descargas diárias de eletricidade