Campanha para Doar e Esterilizar Cachorros

ONG Verde apoia Campanha em Vargem Bonita, na Serra da Canastra

Campanha para doação e esterilização de cachorros em Vargem Bonita

O cachorro é considerado o melhor amigo do ser humano.

Campanha para doação e esterilização de cachorros em Vargem Bonita
Maio/19 - ONG Verde participa da campanha de conscientização para doação e esterilização de cachorros em Vargem Bonita. A iniciativa é do Projeto Focinho e as faixas e os banners que serão colocados em diversos pontos do município tem apoio da Prefeituta, através da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, coordenada pela vice-prefeita, Álea Faria.

Esse tipo de iniciativa tem dado certo em outros municípios da região da Serra da Canastra, com a menor incidência de proliferação dos cachorros nas ruas ou abandonados nas estradas e periferias das cidades.

Geralmente, os motivos para o abandono de cachorros nas ruas são mudança de casa, ninhadas inesperadas, problemas econômicos e tantos outros. Por isso a campanha de conscientização para doação e esterilização de cachorros que vivem nas ruas é muito importante. 

Inicialmente, para conscientizar as pessoas que a decisão de ter um animal deve ser tomada em família, com divisão de tarefas e responsabilidades entre todos. É importante adestrar o cachorro como forma de tornar a convivência mais harmoniosa na casa: passeios, fazer pipi, alimentação etc..

Depois, a campanha cumpre etapa importante sobre os cachorros que se encontram na situação de abandono, promovendo a esterilização (ou castração) desses animais evitando que esses números aumentem.

A ONG Verde destaca que as campanhas de conscientização da população devem fazer parte de um planejamento que estabeleça um pacto social que ajude a reduzir ou erradicar o abandono dos animais de estimação nas ruas. Daí, a importância da atuação da Prefeitura e da sociedade em conjunto.

O único responsável por esse crime contra os cachorros é o ser humano e essa situação só vai mudar se todos agirmos “juntos”. Saiba que abandonar animais é crime, conforme a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Quem abandona está sujeito a uma pena de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, além de multa.