Educação Ambiental com Energias Renováveis

Espaço Sustentável

Educação Ambiental com Energias Renováveis
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai ganhar um espaço sustentável para práticas educativas e de formação ambiental por meio de cursos, oficinas e visitas a projetos relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estamos falando do 1º Centro de Educação Ambiental com Energias Limpas e Renováveis localizado no município de Rio Manso, a 65 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

O Centro de Educação Ambiental possui estrutura formada de sala multiuso com cine verde, bibliotecas física e vitual; horta e composteira; viveiro de mudas nativas para agrofloresta e projetos de recuperação e preservação de nascentes e de matas ciliares; coleta seletiva e outras atividades relacionadas com as propostas desenvolvidas pela ONG Verde.

É um espaço educativo voltado ao meio ambiente para receber crianças e jovens da Rede Municipal e Estadual de Ensino da RMBH, além de estudantes universitários, trabalhadores urbanos, pequenos agricultores e outros públicos com interesse na temática diversa desse espaço.

Educação Ambiental

Educação Ambiental com Energias Renováveis
Os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Ambiental estão conectados com a temática escolar, em todas as suas fases, de forma transversal e, também, diretamente com outros públicos como, por exemplo, os interessados em aprender sobre energias alternativas, agricultura familiar e aplicação do R´s também para a melhor idade.

Para construir o Centro de Educação Ambiental Bom Jardim, a ONG Verde conta com parceiros da Alemanha, a Südamrika-Zentrum e.V. Hannover (SAZ) e Bingo-Umweltstiftung, também de Hannover, que estão financiando a bioconstrução e investindo nos demais elementos do espaço.

Parcerias Internacionais

Educação Ambiental com Energias Renováveis
A intermediação entre os países, Brasil e Alemanha, está sendo realizada pela companheira Rafaela Klages, que faz parte da SAZ (integrantes da ONG da Alemanha na imagem) e está encarregada de fazer as traduções idiomáticas.

Importante informar que, apesar desse momento de pandemia pelo Covid-19, cujas ações ambientais estão em ritmo lento, no site da ONG Verde tem um link para a formação de uma Rede de Amigos para congregar e integrar diversas pessoas dispostas a lutar por espaços democráticos de debates e de ações de proteção e preservação do meio ambiente. Em breve, serão marcados encontros presenciais.

Conheça os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Ambiental e venha participar com a gente desse espaço coletivo de experiências e de troca de saberes.